O que é o mosquito Aedes Aegypti?
Aedes aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.
 
Aedes aegypti não é um mosquito nativo. Originário da África, já foi eliminado do Brasil na história do controle da dengue em 1955, retornando em 1976 por falhas de cobertura de ações do controle. Provavelmente teve sua reintrodução por meio de fronteiras e portos e alcança altas infestações em domicílios localizados em regiões com altas temperaturas e umidades, principalmente na época chuvosa e quente (verão), típica de países tropicais como o Brasil. 
 
É importante ressaltar que somente os mosquitos infectados transmite a doença.
As principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são:
 
·         Febre Amarela: febre alta, mal estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.
·         Dengue: febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também podem haver manchas vermelhas no corpo e coceira.
·         Zika: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.
·         Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.
 
 
                                                 
 
                      MITOS E VERDADES SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI E ARBOVIROSES       
                                                                           
O mosquito Aedes Aegypti só pica de dia?
Aedes aegypti tem hábitos diurnos, ele é um mosquito inteiramente adaptado e adaptável ao meio urbano. Comumente, ele pica durante o dia, mas dependendo da necessidade e do ambiente, ele pode picar a noite também.
 O mosquito Aedes Aegypti já nasce infectado pelas doenças que transmite?
O mosquito pode apresentar partículas virais, no entanto, a carga não é suficiente para infectar outras pessoas. Ele se infecta ao picar um ser humano em seu período de viremia, em que o paciente apresenta os primeiros sintomas, e geralmente dura uma semana.
O mosquito Aedes Aegypti  se reproduz apenas em água limpa?
Isso é um mito! Nos últimos 20 anos vem ocorrendo um processo de adaptação biológica no vetor. Hoje, com os altos índices de infestação, a probabilidade da adaptação é alta. Atualmente já encontramos Aedes em fossas, cisternas, boca de lobo, ou seja, depósitos que antes não eram explorados pelo mosquito vêm sendo utilizado para postura dos ovos. É possível encontrar o Aedes aegypti na água suja sim.
 O mosquito Aedes Aegypti pode transmitir o vírus HIV?
Não. Até o presente momento o Aedes aegypti transmite, comprovadamente, dengue, febre amarela urbana, Zika e chikungunya.
 O mosquito Aedes Aegypti pica em áreas da zona rural?
Não há registro de grandes infestações ou infestação considerável de Aedes aegypti em área rural neste local há outro Aedes, o Aedes albopictus.
 
 DENUNCIE FOCOS DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI:  
Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios ou lixos acumulados na rua, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.
 
Faça sua parte!
Em Belo Horizonte - Disque 156
Essa é a única forma de prevenção.
 Faça a sua parte. #CombateAedes
 
                                                           
 
 
 
 
 
 
....
 
 
                                                                     

Outras Notícias

Projeto Cuidado Integral à Saúde - ANS

A CASU/UFMG foi selecionada para participar da segunda edição do Projeto Cuidado Integral à Saúde da ANS.Saiba mais.

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da ANS

A CASU/UFMG continua avançando com compromisso e dedicação para garantir o melhor atendimento aos nossos associados.

Continue lendo »

Se cuidar é uma festa.

Venha participar do Circuito Saúde, um evento gratuito e aberto ao público, repleto de atividades para cuidar da sua saúde e bem-estar!

Continue lendo »

Mês da Saúde CASU/UFMG

Pequenos cuidados diários geram grandes resultados no bem-estar físico e mental.

Continue lendo »