VI Semana de Saúde Mental
 
A Semana de Saúde Mental e Inclusão Social é promovida anualmente pela Rede de Saúde Mental UFMG vinculada à Pró-reitoria de Extensão da UFMG. Em uma perspectiva interdisciplinar (educação, belas artes, direito, educação física, enfermagem, medicina, psicologia, serviço social, terapia ocupacional) aborda a temática da saúde mental com o foco na reforma psiquiátrica e no SUS, fomentando a discussão na comunidade acadêmica, em parceria com diversas instituições envolvidas na sustentação da atenção pública psiquiátrica e psicológica a pessoas com sofrimento mental, e com atores sociais relevantes que tem se articulado na construção e defesa da atual política de saúde mental brasileira. Tal política preconiza o protagonismo dos usuários numa luta permanente em defesa da cidadania, da construção de novas formas de lidar e conceber a loucura.
 
No atual momento, em que toda essa política se encontra ameaçada, a condição de resistir ao desmonte dessa política, a toda forma de autoritarismo e imposição torna-se uma exigência. Tal postura de resistência funda-se na esperança da potência de momentos de reflexão, discussão e proposição, tais como esse da Semana. Ressalta-se que, a política de saúde mental da UFMG guarda total sintonia com a política nacional de saúde mental, ou seja, defender essa política é defender a nossa política e, em última análise, é cuidar para que todos e todas tenham direito a condições que contribuam para uma saúde mental.
 
A Semana tem também o objetivo de celebrar e divulgar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o 18 de maio, mobilizando movimentos sociais, coletivos antimanicomiais e a rede pública de atenção em saúde mental. Procura-se realizar esse movimento com a criação de espaços e meios de compartilhamento e reflexão, promovendo o intercâmbio de informações entre os sujeitos envolvidos acerca dessa política, incentivando o diálogo entre instituições, estudiosos e pesquisadores nacionais e internacionais que se dedicam à saúde mental, e a comunidade interna e externa à UFMG.
 
 O evento é estruturado através de diversas estratégias: conferências, conversatórios, mesas redondas, apresentação de pôsteres, rodas de conversa, oficinas e atividades culturais (dança, teatro, música, dentre outros).
 
A sexta edição da Semana de Saúde Mental acontecerá no período de 14 a 18 de maio, tendo sua abertura no Campus Montes Claros (ICA) e demais atividades nos campi Pampulha e Saúde em Belo Horizonte. Pretendemos com a realização desse evento, estimular o encontro entre diversos setores e interessados na problemática da saúde mental e inclusão social propondo grupos de trabalho contínuos e que possam ser propositivos e inovadores em diálogo com os saberes acadêmicos, das políticas públicas e dos movimentos sociais.
 
A VI Semana de Saúde Mental conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais – CRP MG; Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino – SINDIFES; Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros – APUBH; Caixa de Assistência à Saúde da Universidade – CASU UFMG; Associação de Técnicos de Ensino de Nível Superior  – ATENS; Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Trabalhadores da UFMG Ltda – COOPECREMT; Cooperativa de Crédito SICOOB NOSSACOOP; Associação dos Servidores da UFMG – ASSUFEMG; Programa de Apoio Integrado a Eventos – PAIE/UFMG.
 
Programação e Inscrições no Site do evento:

 

Autoria do texto é da Rede de Saúde Mental UFMG

 

 

 

 

 

.

Outras Notícias

Projeto Cuidado Integral à Saúde - ANS

A CASU/UFMG foi selecionada para participar da segunda edição do Projeto Cuidado Integral à Saúde da ANS.Saiba mais.

Continue lendo »

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da ANS

A CASU/UFMG continua avançando com compromisso e dedicação para garantir o melhor atendimento aos nossos associados.

Continue lendo »

Se cuidar é uma festa.

Venha participar do Circuito Saúde, um evento gratuito e aberto ao público, repleto de atividades para cuidar da sua saúde e bem-estar!

Continue lendo »

Mês da Saúde CASU/UFMG

Pequenos cuidados diários geram grandes resultados no bem-estar físico e mental.

Continue lendo »