O que é ser família hoje?

                                       AS RELAÇÕES FAMILIARES NA ATUALIDADE

Diante das grandes mudanças em nossa sociedade é fundamental adaptarmos a essas mudanças e flexibilizarmos nossas opiniões, a fim de compreendermos as novas relações familiares. O conceito de família já não é mais o mesmo do passado, que seria aquele modelo regido pelo pai como figura masculina e responsável pelo sustento da casa; e a mãe seria representada pela figura feminina que cuida do lar.

Ao longo do tempo, a família vem se remodelando e passando por mudanças também nas suas relações. Temos como exemplo os papéis que cada figura familiar representa. No mundo contemporâneo está cada vez mais raro uma pessoa ser a única responsável financeiramente pela casa ou ser a única que cuida da organização do lar. A decisão não mais pertence somente ao pai, sendo discutida entre os membros familiares. Agora, a relação de amizade entre pais e filhos é mais presente, substituindo aquela relação punitiva e de autoritarismo como no passado.

A mulher, por sua vez, conquistou espaço no mercado de trabalho, trazendo para ela independência financeira e poder de decisão. Hoje, os homens são incentivados a participar efetivamente da educação dos filhos desde o nascimento até a fase adulta, além de ter maior envolvimento afetivo.

Por outro lado, não podemos deixar de citar que a busca incessante pelo crescimento econômico familiar, pela necessidade de adquirir bens, faz com que os membros familiares invistam mais tempo no trabalho, gerando também como consequência um possível afastamento de todos. Tornou-se mais difícil reunir todos para um jantar ou para o café da manhã. As relações presenciais foram substituídas pela tecnologia. E isso gera impacto na qualidade das relações familiares.

É importante refletirmos sobre as nossas reais necessidades, bem como a realidade em que vivemos, para equilibrar a nossa convivência familiar com as nossas obrigações na sociedade. Respeitar as diferenças e o espaço em que vivemos faz com que a convivência se torne mais saudável.

A família exerce um papel muito importante para o desenvolvimento da sociedade por ser responsável pela formação do indivíduo que nela vive, assim, deve ser respeitada como ela é e com suas especificidades. Para que isso aconteça é necessário que haja a consciência de que a família deve se basear no afeto e no respeito entre cada um. Além do espaço em que vivemos e as diferenças que se configuram nela, fazendo com que a convivência entre todos se torne mais saudável e pacífica.

.

Faça já sua inscrição:

Para participar das ações de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, preencha o formulário abaixo: