Saúde no trabalho e qualidade de vida.

SAÚDE NO TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA.

 O cuidado com a saúde deixou de ser uma preocupação pessoal e hoje é visto como uma questão prioritária e estratégica para muitas organizações. Afinal, quando o capital humano apresenta índices de adoecimento significativos, isso será sentido no dia a dia corporativo, pois o profissional poderá ter que se afastar durante algum tempo do seu posto de trabalho e nem sempre, haverá outro colaborador para assumir as atividades do profissional que se ausenta para se restabelecer. Segundo os dados do governo federal, os acidentes e as doenças do trabalho custam anualmente cerca de 10,7 bilhões de reais aos cofres da previdência social, por meio de pagamento auxilio doença, auxilio acidente e aposentadorias. 

Como a rotina traz várias demandas que impactam no estado psicológico e físico dos trabalhadores, ninguém está livre de desenvolver algum tipo de doença ou ser vítima de um acidente dentro do ambiente de trabalho assim nada melhor que ter pessoas motivadas, conscientes dos riscos do seu trabalho e sempre em busca de colher bons frutos e garantir um alto nível de qualidade de vida, bem-estar, satisfação e melhor produtividade por outro lado a preocupação com o bem-estar demonstra um comprometimento da empresa com o seu pessoal. 
 
A qualidade de vida no ambiente de trabalho tem como objetivo comum facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador, ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional. Tal qualidade de vida visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização, tendo como ideia básica, o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Assim a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, poderá resultar na satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral, melhorando consequentemente a produtividade. 
 
Investir em equipamentos e maquinários, estimular a cordialidade e gentileza entre colaboradores, para criar uma cultura organizacional amistosa e agradável, são algumas das muitas iniciativas que a organização pode ter para que todos tenham uma melhor qualidade de vida no trabalho. Empresas que investem na qualidade de vida do trabalhador otimizam seus resultados de forma mais rápida e eficiente, mas além da simples melhoria da produtividade dos colaboradores, esta técnica promove outras centenas de benefícios como a redução e/ou diminuição na rotatividade do pessoal, retenção de talentos, melhoria de saúde dos trabalhadores, melhor clima organizacional, elevação de resultados entre outros.
 
Além da adoção das medidas de segurança, conforme o perfil da empresa, o trabalhador também pode evitar doenças e outros problemas na rotina de trabalho seguindo atitudes simples como:
 
Observar os princípios ergonômicos verificando sua postura e mobiliário de trabalho estão adequados;
Fazer uma pausa ao longo de sua jornada de trabalho (alterne tarefas ao longo do dia e evite permanecer muito tempo na mesma posição);
Cuidar da alimentação, pois cerca de 80% dos casos de doenças coronarianas, 90% dos casos de Diabetes Tipo 2 e 30% dos casos de câncer poderiam ser evitados com uma alimentação saudável;
Praticar atividade física regularmente. Assim ganhará mais disposição para as tarefas diárias e irá prevenir doenças do coração, doenças circulatórias e respiratórias garantindo um estilo de vida ativo.
 
A qualidade de vida tem se tornado um elemento essencial para que os colaboradores se sintam motivados e satisfeitos em realizar suas tarefas contribuindo para que as empresas alcancem melhores resultados, ou seja, é se adaptar para alcançar a alta produtividade. Mudar não será fácil, mas é altamente necessário para melhorar o desempenho da equipe!
 
 

 

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