PSI - Programa de Saúde Integrada

Está sendo programada a implantação do Programa de Saúde Integrada - P.S.I. com o objetivo de acompanhar, orientar e integrar as ações vinculadas à saúde dos associados em seus vários aspectos: consultas, exames complementares, atendimentos de urgência, internações, programas de prevenção de doenças e de promoção da saúde. O Programa visa melhorar o atendimento global dos pacientes, acompanhando os casos crônicos, evitando internações repetidas, evitando atendimentos de urgência que podem ter orientação mais racional, orientando consultas eletivas para profissionais adequados aos casos, orientar medidas para prevenção de doenças e promoção de saúde e estimular mudanças no estilo de vida para melhorar a saúde. O aspecto inovador do Programa é que será uma ação ativa, isto é, a CASU irá fazer contato direto com pacientes que necessitem orientação e acompanhamento total do caso.

O P.S.I. será desenvolvido por uma equipe multiprofissional para abordar todos aspectos relacionados à saúde. Os contatos serão por via telefônica, por participação do paciente nas instalações da CASU e por visitas domiciliares, quando for necessário, sempre abordando a família do paciente.

Para o desenvolvimento do Programa, é fundamental que os associados da CASU contribuam para as ações que irão ocorrer, visando melhorar sua qualidade de vida. O Programa será desenvolvido gradualmente, por ser complexo e amplo e por exigir grande participação dos associados.