O que é o mosquito Aedes Aegypti?
 
 
O Aedes Aegypti é o nome científico de um mosquito ou pernilongo que transmite a dengue, febre amarela urbana, além da zika e da chikungunya, doenças chamadas de arboviroses. Possui uma característica que o diferencia dos demais mosquitos, que é a presença de listras brancas no tronco, cabeça e pernas.
 
O Aedes Aegypti não é um mosquito nativo. Originário da África, já foi eliminado do Brasil na história do controle da dengue em 1955, retornando em 1976 por falhas de cobertura de ações do controle. Provavelmente teve sua reintrodução por meio de fronteiras e portos e alcança altas infestações em domicílios localizados em regiões com altas temperaturas e umidades, principalmente na época chuvosa e quente (verão), típica de países tropicais como o Brasil. 
 
É importante ressaltar que somente os mosquitos infectados transmitem a doença.
 
As principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são:
 
·  Febre Amarela: febre alta, mal estar, dores musculares, dor de cabeça e calafrios.
· Dengue: febre alta súbita, dor de cabeça e dor no corpo e articulações, náuseas e vômitos, também     podem haver manchas vermelhas no corpo e coceira.
· Zika: febre não muito alta, dor de cabeça, dor nas articulações, manchas vermelhas no corpo com coceira, vermelhidão nos olhos e cansaço, em algumas pessoas pode não ter nenhum sintoma.
· Chikungunya: doença que ocorre junto com a dengue e cujos sintomas se confundem: febre alta súbita, dor de cabeça constante, manchas vermelhas no corpo com coceira intensa e dor forte nas articulações com inchaço.
 
 

Outras Notícias

Pesquisa de Satisfação de Beneficiários da ANS

A CASU/UFMG continua avançando com compromisso e dedicação para garantir o melhor atendimento aos nossos associados.

Continue lendo »

Se cuidar é uma festa.

Venha participar do Circuito Saúde, um evento gratuito e aberto ao público, repleto de atividades para cuidar da sua saúde e bem-estar!

Continue lendo »

Mês da Saúde CASU/UFMG

Pequenos cuidados diários geram grandes resultados no bem-estar físico e mental.

Continue lendo »

Campanha Abril Azul

Abril Azul: Um mês para celebrar a neurodiversidade e promover a inclusão!

Continue lendo »